O projeto prevê a construção do Centro de Cultura e Artes Integradas e a Implantação de museu, construção de praça e revitalização do antigo matadouro e seu entorno.
O projeto de implantação do Centro de Cultura e Artes Integradas de Novo Horizonte, foi aprovado na Lei Federal de Incentivo a Cultura e prevê a construção de um teatro no formato arena aberta com capacidade para 500 lugares, com cobertura onde serão realizadas apresentações culturais, oficinas de dança, apresentações teatrais oferecendo a população e ao público um equipamento cultural de qualidade, moderno e funcional.
O município poderá realizar apresentações, ensaios, eventos, festivais e atividades artísticas atendendo a demanda cultural de Novo Horizonte e suprindo essa importante necessidade do município de ter um espaço de qualidade para realização de eventos e atividades culturais.
O projeto com designer moderno e inovador de autoria do arquiteto Alex Santos e do proponente Evandro Ferreira criaram um novo conceito arquitetônico para o município.
O projeto aprovado na Lei Federal de Incentivo a Cultura tem o patrocínio total da Usina Santa Isabel que acreditou no projeto e na proposta de deixar um importante legado cultural para toda a população. Essa iniciativa reforça o compromisso da empresa em investir na qualidade de vida da população e na realização de projetos do seguimento.
Mas a novidade não para por aqui. Pensando na conclusão e revitalização do entorno onde será construído o Centro Cultural o Departamento de Turismo através da Prefeitura e Conselho Municipal de Turismo aprovaram junto ao DADETUR órgão da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo um projeto complementar que irá implantar um museu e construção de praça no entorno e todo o paisagismo do local.
Com os recursos do Programa Município de Interesse Turístico (MIT) a prefeitura irá complementar o projeto do Centro de Cultura e Artes Integradas que envolve uma moderna concha acústica com o projeto do entorno até a revitalização da antiga construção do matadouro transformando a em um museu/memorial da cultura caipira requalificando e incrementando novos atrativos turísticos.
O projeto será realizado em uma área localizada na rua José Alves do Vale esquina com a Avenida Domingos Baraldo, próximo ao Terminal Rodoviário. Que recentemente também recebeu a revitalização de uma nova praça. E já iniciadas as obras de melhorias e canalização do córrego.
Sobre a obra o arquiteto Alex Santos relata que a estrutura em balanço da cobertura da concha será vista da Rodovia Cesário José de Castilho que liga a cidade a vários outros municípios da região estimulando assim a sua visitação. Sobre mais detalhes do projeto ele explica que será realizado o restauro de um prédio dos anos 40 que será transformado em um museu/memorial da cultura sertaneja visto que Novo Horizonte é a terra do rodeio. No entorno do anfiteatro será construída uma praça com nova paginação de piso com desenho contemporâneo seguindo a linha arquitetônica da concha e fazendo a integração com o museu através de passeios que irão integrar as duas estruturas, contendo forração no solo com grama esmeralda e seixo de rio e plantio de coqueiro da espécie jerivá e bancos de concreto instalados ao longo do percurso em pontos da praça. Instalação de novos pontos de iluminação no entorno da praça e das estruturas. Instalação de um ponto de hidratação com pergolado metálico para atender a ciclistas, pessoas que fazem exercícios, caminhadas e oferece mais conforto durante os eventos e visitação de grupos ao atrativo.
Após concluída as obras o destino turístico estará estruturado oferecendo museu, local para eventos, apresentações, lazer, convivência e interatividade com o universo da cultura caipira. Dessa forma concluímos que infraestrutura de qualidade e designer inovador tem o poder de atrair desenvolvimento e novos empreendimentos para o entorno do atrativo e principalmente quando conseguimos a importante parceria da iniciativa privada com o poder público, que neste projeto se faz presente pelo Grupo Santa Isabel e Santa Luiza Agropecuária, Prefeitura de Novo Horizonte, Ministério da Cultura e Governo Federal.